Home Data de criação : 07/12/20 Última atualização : 11/10/17 16:41 / 24 Artigos publicados

Lição 6 - Os Pré Reformadores  (Lições Bíblicas..!!) escrito em sábado 02 fevereiro 2008 16:42

Enfoque Bíblico: "Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andrão de branco, porquanto são dignas disso." (Apocalipse 3.4)


   Deus tem um plano extraordinário para sua vida. Por isso, o Diabo peleja tanto contra você. Ele sabe que Deus quer abençoar você e não suporta isso. Afinal de contas, ele veio roubar, matar e destruir, mas Jesus veio nos dar vida em abundância(Jo 10.10).

   Mesmo em meio às mais intensas provações e tentações, é possível ser fiel. Há muitos exemplos na Bíblia e na história do cristianismo de verdadeiros servos de Deus, cristãos valorosos, que se mantiveram firmes apesar de tudo à sua volta caminhar de forma contrária à vontade de Deus. Sigamos seus exemplos. Sejamos nós, também, baluartes da fé em nossa geração!


 - Síntese da Lição -

   Mesmo nos momentos mais escuros da história do cristianismo, houve servos de Deus fiéis, seguidores verdadeiros do Evangelho de Cristo, prontos até mesmo a sofrer pela Verdade, se necessário fosse. eles são exemplos para nós hoje.

   Assim como havia santos até mesmo na "casa de César" na época da persegção aos cristãos durante o Império Romano (Fp 4.22), havia valorosos servos de Deus no período da "Era das Trevas". Mesmo durante o período de decadência moral do cristianismo, eles estavam ali, como reservas morais no meio da corrompida Igreja Católica Romana. Muitos deles lutaram, inclusive, pela reforma da igreja. Estes são chamados de pré-reformadores. Vamos conhecer alguns deles?

 * Os albigenses ou cátaros: Eles surgiram no Sul da França no ano de 1170 d.C. Apesar de serem exagerados em alguns pontos, eles, de forma geral, defendiam o verdadeiro Evangelho. Foi contra eles que o papa Inocêncio III institui a terrível Inquisição, que torturava e matava todos aqueles que se posicionavam contrariamente ao que pensava a Igreja Católica. 

 * Os valdenses: Surgiram no mesmo ano (1170 d.C.) na cidade de Lyon, na França. Por não se submeterem às heresias romanistas e afirmarem que a autoridade da Bíblia estava acima da autoridade de Roma (2 Tm 3.14,16,17), os valdenses foram excluídos da Igreja Católica em 1182 d.C.

 *João Wycliffe: João Wycliffe (1324-1384) foi um estudioso inglês. Ele se formaou na conceituada Universidade de Oxford. Ao ter acesso à Bíblia e estudá-la (formou-se em Teologia), descobriu todos os erros do catolicismo romano e começou a pregar contra os desvios da igreja oficial. Wycilffe foi duramente perseguido, mas conseguiu escapar das mãos assassinas dos torturadores da igreja oficial. Morreu aos 60 anos, de causas naturais.

 *Os lolardos e João Huss: Os seguidores de Wicliffe eram chamadosde lolardes. Eles continuaram pregando a palavra de Deus, mas foram todos mortos pela perseguição de Roma nas décadas seguintes. O mais famoso dos lolardos foi João Huss, de uma nação chamda Boêmia, que profetizou, momentos antes de ser queimado vivo por causa da sua fé, que cerca de 100 anos depois de sua morte a Reforma protestante ocorreria, o que realmente aconteceu.

 *Jerônimo Savonarola: Jerônimo Savonarola (1452-1498) foi um monge católico romano que, lendo a Palavra de deus, também reconheceu os desvios da igreja oficial em relação ao Evangelho.Resolveu então, então, pregar contra os pecados da Igreja católica Romana. Porém, a Igreja Católica, preocupada com os ensinos bíblicos de Savonarola que sechocava com os ensinos dela, o excomungou (excuiu) e decretou a sua morte. Em 1498, ele foi queimado vivo na principal praça pública de Florença.

Compartilhar

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.81.170.186) para se identificar     

Nenhum comentário
Lição 6 - Os Pré Reformadores


Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para ebdfilhosdorei

Precisa estar conectado para adicionar ebdfilhosdorei para os seus amigos

 
Criar um blog